Aviso para Regularização de Obra da Receita Federal
Recebeu um Aviso para Regularização de Obra da Receita Federal?
Adriana Cintra
14 abr, 2023

Calma! Não se preocupe se você recebeu um Aviso para Regularização de Obra da Receita Federal, vou te explicar do que se trata e como atender a notificação.

Primeiramente vamos entender o que é esse imposto: “Este Aviso concede um prazo para regularizar as CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS relativas aos TRABALHADORES que EXECUTARAM A OBRA de sua responsabilidade evitando uma multa de até 225% sobre o valor devido.”

Ou seja, se os trabalhadores que executaram a obra não foram devidamente registrados (e vamos combinar que a maioria das construções de pessoa física isso não acontece), esse imposto está “em aberto” na Receita Federal e precisa ser regularizado.

Ok! Você já entendeu que é um imposto devido por todas as obras executadas no Brasil, agora vamos entender como regularizar.

O atendimento do Aviso se dará mediante o pagamento do INSS (contribuições previdenciárias) da obra, para isso, é necessário:

  • Acessar o eCac;
  • Inscrever ou Alterar o CNO;
  • Declarar as informações sobre a obra no SERO;
  • Enviar a DCTFWeb;
  • Gerar e pagar a DARF.

Como você pode observar nos passos acima, é um processo relativamente complexo e o mais importante, é um processo declaratório ou seja, se houver alguma declaração inconsistente (seja por falta de conhecimento da legislação ou por algum erro) em caso de auditoria fiscal você poderá ter o processo revisado e multado por declarações falsas, e o molho pode sair muito mais caro que o peixe, por isso sempre indicamos a contratação de um especialista.

  • Se sua obra tiver mais de 5 anos de finalização da execução, entre em contato para verificarmos a possibilidade de ZERAR o imposto devido;
  • Se sua obra tem início há mais de 5 anos, entre em contato para verificarmos a possibilidade de DESCONTO;
  • Se tiver outras dúvidas e quiser conversar sobre seu caso específico, estamos a disposição!
  • Se você quiser estimar o valor a pagar use a Calculadora SERO 2023, aqui do nosso site;

Eu sou, Adriana Duarte Cintra, engenheira civil, especialista em regularizar obras na Receita Federal, conte comigo para te auxiliar a atender a sua notificação. Nosso escritório físico, fica em Atibaia/SP, porém, como o processo de Regularização de Obras na Receita Federal é 100% online, posso te ajudar em qualquer lugar do Brasil.

Eng. Adriana Duarte Cintra
Entre em contato pelo WhatsApp (11) 97120-8494

Conheça nossa redes sociais @duartecintra.eng
Estime o valor a pagar de INSS de Obra

Que tal nos deixar um comentário ou dúvida?! 

3 + 15 =

Leia mais

Enriquecendo com o SERO

Enriquecendo com o SERO

Eu, Eng. Adriana Cintra, vou te ensinar a fazer renda (extra ou principal) com a emissão de CND/INSS da Receita Federal, utilizando o SERO – Serviço Eletrônico para Regularização de Obras.

Aprenda a regularizar obra de PESSOA FÍSICA por aferição indireta, nosso foco são em edificações existentes ou recém construídas que ainda não possuem a CND/INSS da Receita Federal do Brasil.